sábado, 3 de setembro de 2011

DRAMATIZAÇÃO "OS LAMENTOS DO NOSSO BRASIL"

Dramatização da Semana da Pàtria, por alunos do grupo de  teatro da Biblioteca Pública Municipal Erni de Fátima Gazolla  de Palmitinho.RS

Brasil (criança)
Menina (vestida de uniforme)
Mapa-Mundi (uma criança com o mapa-mundi)

Certa noite ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi,
o nosso Brasil chorar:
O que houve meu Brasil brasieliro? Perguntei-lhe!
E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas: Estou sofrendo....
Vejam o que estão fazendo comigo....
Antes os meus bosques tinham mais flores
e meus seios mais amores...
Meu povo era heróico e os seus brados retumbantes.
O sol da liberdade era mas flugido e brilhava no céu a todo instante...(criança vestida de sol entra)
Onde andas a Liberdade, onde estão os braços fortes?( duas crianças simulam um assalto)
Eu era Pátria Amada idolatrada...
Havia paz no futuro e glórias no passado...
Nenhum filho meu fugia à luta...
Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil...(criança vestida de Mãe)
Eu era gigante pela própria natureza,(crianças tiram as plantas que tem no palco)
que hoje queimam e devastam, sem nenhum homem de coragem
que às margens plácidas de algum riachinho,
tenha coragem de gritar mais alto
para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula...(criança que tira a taça de ouro )
Eu,
não suportando as chorosas queixas do Brasil
fui para o jardim.
Era noite e pude ver  a imagem do Cruzeiro do Sul que
resplandece no lábaro que nosso país ostenta estrelado
Pensei...Conseguiremos salvar este país sem braços fortes...
Pensei mais...
Quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz?
Voltei a sala de aula e disse ao meu Brasil...

Temos sim que lutar pela nossa terra...
Temos pessoas que lutam e trabalham  e morrem pela justiça... (faixa com o nome JUÍZA PATRICIA ACIOLI enttra uma criança)
Temos pessoas que preservam a natureza... ( ciranças com árvores)
Temos projetos em consturção... ( criança com baner do projeto da Biblioteca '' Ler é Ter o Mundo em Nossas Mãos" )
Temos pessoas que protegem e cuidam nossa Pátria ...(criança vestida de nossa senhora a  Mãe gentil)
Temos quem ama essa terra... (criança com gesto de um coração e joga petalas de rosas no público) 
Temos quem devolve o verde louro de sua flâmula... ( criança com flores)
Temos trabalhadores honestos para conservar nossa riqueza... ( criança com taça de ouro)
(Todos estes são devolvidos ao palco me sinal de respeito a nosso Brasil) 
 BRASIL, quero dizer-lhes em nome de todos os brasileiros
NÓS  AMAMOS VOÇÊ! 

Postado pela Prof. Elsa de Borba Candaten

Fonte jornal pedagógico Educmania FWAno02 Nº022

Nenhum comentário:

Postar um comentário