segunda-feira, 5 de setembro de 2011

POEMA

NÃO É MAIS FORMOSA A AURORA ! ”
“ [Em trecho de uma carta à mãe, Dona Córdula Carvalho dos Anjos, o
poeta diz...] -'O cacho de flores do tamarindo inspirou à minha escassa
faculdade improvisatória os seguintes versos':
Não é mais formosa a aurora!
Que cacho de flores lindo
Parece um menino rindo
No altar de Nossa Senhora
E, depois, que dor me abrasa,
Meu Deus, que desesperança!
Cada flor é uma lembrança
Da gente de minha casa.
Como a vida parece
Triste, sem o tamarindo,
Ah! se ele tivesse vindo
Mas foi "melhor" que não viesse!
Foi melhor, e a alma não erra
Porque para alma exilada
É melhor nunca ver nada
Dos campos de sua terra.
Às vezes basta uma flor
Para repentinamente
Assim como um ferro quente
Eternizar nossa dor.
Não posso estar bem aqui!
Nem sei mesmo se há lugar
Que eu possa um dia trocar
Pela terra em que nasci
Todos os dias eu vou
À rua das minhas dores,
Mostrar o cacho de flores
Que minha mãe me mandou ”


( Augusto dos Anjos -

Nenhum comentário:

Postar um comentário