quinta-feira, 28 de julho de 2011

“A leitura em minha vida”



Sempre fui uma criança à frente do meu tempo, pelo menos eu sempre me via assim, mesmo quando era pequena e não tinha nenhuma experiência escolar, já gostava de ouvir e contar historias, lembro que pegava cadernos e fazia de conta que estava escrevendo, ou então abria livros e dizia que estava lendo. Aos seis anos fui para a escola, lembro-me como se fosse hoje, quando cheguei aquele lugar mágico e encantador todo pintado da Branca de Neve e os seta anões,Jardim de infância com uma professora chamada Carla Braun, e com a Tia Valdi que fazia o nosso lanche. Lembro-me ainda que com o passar do tempo à escola se tornou meu lugar predileto, acordava cedo e ficava ali brincando com os meus irmãos e primos de escolinha e na escolinha eu era sempre a professora, creio que já era um dom natural que tinha, sei também que naquele ano eu me tornei uma aluna aplicada da sala, sempre me destacava em leituras e lia tudo o que aparecia na minha frente, lia de tudo, assim minha mãe comprou uma coleção de histórias infantis para mim, daquelas cheias de ilustrações e eu mais que depressa lia tudo, às vezes deixava de comer ou brincar para ficar lendo. E o tempo foi passando e eu sempre lia muito, nas férias lia diversos livros, e me lembro também que gostava muito de ler livros didáticos, prática que hoje não vejo os alunos praticarem mais. Sei que li muitos livros quando era criança, mais teve um que me marcou muito foi, achava o máximo aquela história e se não me engano fazia quarta série quando a li. Agora durante toda a minha vida escolar tive excelentes professores, mais sem dúvida a que mais marcou minha vida foi a professora Sandra Colbeck ela foi minha professora de magistério ensinava a leitura como fantasia, alegria e muito conhecimento. A LEITURA é conhecer  um autor e ali encontrar tudo que ele conta , cada coisa que acabava fazendo com que a gente corresse pra biblioteca e pegasse todos os livros possíveis para lermos, li muito durante esse período e as leituras que mais gostei foram as de Clarice Lispector, nossa na época acho que li quase tudo o que Clarice escreveu e devo muito disso a esta  professora magnífica que tive, pois isso  sim me ensinou a motivar me a ler e ler e a ver a importância de trabalhar a leitura hoje até mesmo com os meus alunos de 3 e 4 anos de idade. A leitura é imaginária, fantástica. O mundo se torna um conto de fadas nas mãos das crianças.
Nós devemos gostar  de ler por prazer e não por obrigação, e para isso é necessária só uma coisa, a pessoa nos  mostrar o quanto a leitura que ela esta fazendo e boa e nós correr  pra ler também.
    
              Leitura é  adquirir saber!
Postada pela professora:Rúbia Formentini

Nenhum comentário:

Postar um comentário