quarta-feira, 27 de julho de 2011

TEATRO

                                              O que é o teatro?


      O teatro e a expressão mais antiga do espírito lúdico da humanidade, e uma arte cênica especial, pois embora tome quase sempre como ponto de partida um texto literário (comedia, drama, e outros gêneros), exige a transformação da literatura em espetáculo cênico e sua transformação direta com a platéia.
Assim, por maior que seja a interdependência históricas. Por isso, não existe teatro em sentido absoluto, com norentre texto dramático e o espetáculo, o ator e a cena criam uma linguagem especifica e uma arte essencialmente distinta da criação literária. A arte dos atores e do diretor de cena não sobrevive à representação; os textos ficam.
Durante os espetáculos, o texto dramático se realiza na metamorfose do ator em personagem. A literatura dramática não e um gênero, como outros, da literatura geral, pela indispensável presença e cooperação do publico. Assim, o teatro e principalmente fenômeno social e, como tal, sujeito as leis e dialética mas permanentes, mas vários teatros, muito diferentes, de diversas épocas e nações quanto mais remotas, tanto menos operantes em períodos seguintes.



                           Origem do Teatro
 E comum ouvir dizer que o teatro começou na Grécia há muitos séculos atrás. No entanto, existem outros exemplos de manifestações teatrais anteriores aos gregos. Por exemplo, na China antiga, o budismo usava o teatro como forma de expressão religiosa. No Egito, um grande espetáculo popular contava a historia da ressurreição de Osíris e da morte de Horus. Na Índia, se acredita que o teatro tenha surgido com o Brama. E nos tempos pre-helenicos, os cretenses homenageavam seus deuses em teatros, provavelmente construídos no século dezenove antes de Cristo. È fácil perceber através destes poucos exemplos, uma origem religiosa para as manifestações teatrais.
No entanto, podemos olhar ainda mais para trás quando lembramos que o teatro e a imitação de uma ação e que o ato de imitar este presente na essência dos mais primitivos rituais que conhecemos. É através da imitação que a criança se desenvolve aprendendo a falar e a agir. Comparando este homem primitivo com uma criança, podemos observar que ambos são completamente ignorantes em relação ao universo que os cerca. E muito provavelmente, este homem, ansioso por encontrar respostas para as suas perguntas, tenha começado a construir um acervo de mitologias, religiões e rituais, numa tentativa de explicação do mundo, dos fenômenos naturais, da vida, do nascimento, da morte.








           

Nenhum comentário:

Postar um comentário