quarta-feira, 27 de julho de 2011

PROJETO: “LER É TER O MUNDO EM NOSSAS MÃOS”

I  Dados de Identificação:

Órgão: Biblioteca Pública Municipal Erni de Fátima Gazola

Local: Rua Olavo Bilac, 125

Município: Palmitinho – RS

Responsável: Prof.  Elsa de Borba Candaten
 Período de duração do Projeto – 2010 e 2011

II  -  Objetivo:

Através do projeto “ Ler é  ter o mundo em nossas mãos” , a Biblioteca Pública Municipal, deseja sensibilizar a comunidade, social e escolar da importância da leitura em nosso dia-a-dia, oportunizando a comunidade em geral momentos de descontrações, através da leitura, a qual não fizemos apenas em livros, mas através da distribuição dos mesmos e  de  encenações e de teatros de fantoches,  cantigas e imagens, sons e tudo o que nos rodeia. Incluindo a  participação de alunos  voluntários, os quais  fazem maquiagens, pinturas artísticas e tatuagens.
            Demonstrando ás crianças, jovens, adultos e idosos que podemos nos divertir e ter prazer em ler um livro.

III  -  Justificativa:

            Considerando que no Brasil as pesquisas mostram  a pequena quantidade de livros que são lidos,  por todas as faixas etárias, sentiu-se a necessidade de trabalhar a leitura de uma forma diferenciada; diversificando-a com isso   e levando   este instrumento, que é o livro para as pessoas e,  os mais variados locais em que a Equipe da Biblioteca Pública Municipal estará se apresentando e mostrando os dotes artísticos de cada integrante da equipe.

IV - Fundamentação Teórica

            O projeto “ Ler é ter o mundo em nossas mãos”  será desenvolvido pela Biblioteca Pública Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria de Assistência Social através do CRAS, com o apoio do Comércio Municipal. Este também conta com a parceria do  Poder Executivo e Legislativo e será  apresentado nas   Escolas Municipais e estaduais,  Grupo de Terceira Idade,  Comunidade do bairro Santo Inácio, bairro Santa Terezinha, Praça Tiradentes, Praça do Lago e comunidades afins.
            Como educadores temos a certeza que os livros fazem parte de nossa essência cultural e com isso pretende-se levar ás pessoas em seus lugares de origem , um livro, uma forma diferente de ver e de viver no mundo.
            Com o esforço  e apoio da comunidade bem como da dedicação do grupo de crianças que estão realizando atividades em prol da Biblioteca Pública Municipal, da diversidade e prazer com que se pode encontra um bom, livro através da dramatização,cantigas e fantoches, o que faz florescer a imaginação do ser humano.
  
Imbuídos de que a leitura é  a cultura de um povo, despertando-os para realizar um sonho possível de ser vivido a comunidade bem como Biblioteca Publica Municipal Erni de Fátima Gazola de Palmitinho engajados no processo Histórico e Cultural  da população proporciona a leitura nos mais variados locais, onde se pode encontrar pessoas com algum tempo e interesse em ler, com apresentações conquistar o público para atividades que demonstram  a leitura ser uma riqueza inesgotável para nossa alma .

V – Clientela Envolvida:

Comunidade em geral, escolas municipais e estaduais, bairros e centro da cidade, comercio e instituições públicas.

VI – Recursos.

-Humanos-
- Professores, pais,alunos comunidade em geral.
-Grupo de crianças que fazem teatros
- Materiais – Livros diversificados,textos,histórias infantis com dramatização,teatro de fantoches,cartazes,painéis,pinturas, decoração do local e cenário.

VII –  Avaliação.
Durante o desenvolvimento será observado a participação e o desempenho do público  envolvido no projeto, bem como seus hábitos de leitura, visitas a biblioteca, acompanhamento das atividades desenvolvidas no decorrer da realização do projeto.



VIII -      Cronograma de Atividades
-Atividades realizadas em 2010 e 2011


                                 



                                    




                                

  
       










Com essas belas imagens você já pode ir conhecendo um pouco do nosso trabalho.
Volte sempre e confira as nossas novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário